sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Stratovarius: Timo Kotipelto responde perguntas dos fãs


Recentemente a Banda finlandesa Stratovarius lançou um canal de perguntas e respostas em seu site oficial, onde os fãs de toda parte do mundo poderiam enviar suas perguntas diretamente para o vocalista. Veja abaixo as que foram selecionadas:
Nome: Carlos Porras - País: Peru
Pergunta: Qual músico o inspirou como vocalista?
Timo: Como vocalista eu me inspiro em Ronnie James Dio, Ian Gillan, Lynn Joe Turner e Bruce Dickinson. Mas quando eu era jovem, eu também ouvia os Beatles e Elvis.
PARA LER O RESTO CLIQUE NO LINK
Nome: R... - País: Suécia
Pergunta: Qual é a música do Stratovarius mais difícil de cantar?
Timo: Algumas são mais difíceis que outras. Depende se eu vou cantá-las ao vivo ou em estúdio. Às vezes, especialmente se for em festivais, pode ser mais difícil ainda, por haver alguns problemas técnicos durante o show. Mas também não significa que eu não possa cantá-las. Por isso é mais divertido cantar ao vivo em comparação ao estúdio.
Nome: Marco - País: Itália
Pergunta: Caro Timo, eu sou um grande fã seu, e esta oportunidade de escrever para você é como ouro para mim! Que tipo de conselho você pode dar a um vocalista amador para melhorar suas habilidades? :)
Gostaria de saber mais sobre a sua maneira de escrever e compor as músicas, há algo em particular que você faz quando escreve uma música? E finalmente, tem algum livro de sua terra natal que você possa me recomendar?
Timo: Oi Marco. A única sugestão  que tenho pra te oferecer, é que ame a música e se deixe guiar! Também pode ser útil ter algumas lições de canto, assim pode pegar uma boa técnica. Eu me inspiro na natureza e na própria vida. Eu tenho escrito várias letras na casa de um amigo. Há alguns bons escritores finlandeses. Eu, pessoalmente, adoro "The Egyptian" de Mika Waltari.
Nome: Pedro Lafosse - País: Argentina
Pergunta: Oi Timo, eu sou um grande fã seu! E de cada membro do Stratovarius também, é claro :D
Tenho muitas perguntas, mas fugiram de minha mente agora, então eu vou improvisar algumas novas. Bem... :D
Como você gasta o seu tempo livre?
Como se prepara antes dos shows?
Como se sentiu em sua primeira apresentação, quando começou a cantar na banda?
Timo: Eu faço alguns esportes (ciclismo, corrida, ginástica), leio, encontro amigos etc. Faço aquecimento antes de cada show. Demora cerca de uns 75 minutos. Tento manter a voz quente e a concentração mental. Na minha primeira apresentação, eu estava bastante nervoso. Eu sou basicamente uma pessoa tímida, mas é claro fazendo isso milhares de vezes, eu tinha que ganhar mais coragem.
Nome: DiegoMann - País: Peru
Pergunta: Muitos fãs tem notado que sua voz não é o mesma nos últimos anos. Como você lida com este tipo de crítica? Será que você ainda conseguirá atingir notas altas nos próximos álbuns? Se você não for capaz de alcançar notas altas, como antes, o que irá influenciar nos próximos álbuns?
Timo: Pouco antes do Natal, durante uma turnê eu tive uma infecção devido à comida contaminada, que danificou a minha voz quase que completamente por alguns meses. Fui lentamente melhorando até ficar quase 100% curado. Foi um momento muito difícil para mim. Estar no palco e não ser capaz de cantar. Eu sei que muitas outras bandas teriam cancelado sua turnê, mas não queríamos fazer isso. Então continuamos em frente. E isso fez com que demorasse mais tempo para me curar.
Há algumas notas muito altas no álbum Elysium. Eu ainda posso cantar alto, mas eu acho que a minha voz soa melhor quando não se trata de só notas muito altas.
Eu faço isso há mais de 20 anos, então eu acho que eu tenho permissão para cantar algumas mais baixas também (risos).
Quando se trata de cantar é bem diferente dos outros instrumentos. Nós vocalistas, podemos ser bons e ruins. Tudo afeta sua voz em turnê, doenças, stress, problemas familiares, álcool, etc.
Eu não posso dizer exatamente como será o próximo álbum. Mas temos algumas idéias.
Nome: Bevan - País: Chile
Pergunta: Oi Timo! Quando você era mais jovem, qual lugar no mundo que você sempre quis visitar? Agora em turnê com o Stratovarius, você terá essa chance? Pelo visto, Elysium é um álbum excelente :D
Timo: Hola Chile! Sempre fui interessado em história, eu queria visitar alguns locais históricos. Desde que eu entrei na banda eu tenho visitado alguns lugares legais como Machu Picchu, as Pirâmides de Gizé, etc.
Antes de entrar na banda, eu não conhecia muitos países. Agora, estando em uma banda, tenho a possibilidade de visitar vários países e conhecer pessoas legais por todo o mundo.
Nome: Saul Martinez - País: México
Pergunta: O que pretende fazer, depois o Stratovarius encerrar as atividades?
Timo: Provavelmente vou fazr algo relacionado a música. Faço parte de uma empresa de produção e ainda tenho a minha própria gravadora.
Hoje em dia eu venho fazendo muitos shows acústico com Jani Liimatainen. Cantar música acústicas é realmente desafiador e divertido. É totalmente diferente do que cantar com a banda.
Nome: Victor Chavez - País: México
Pergunta: Qual é a coisa mais estranha que lhe aconteceu em uma turnê? Existe alguém que você admira no mundo do heavy metal, alguém com quem você gostaria de trabalhar?
Timo: Hola Victor! Uma das coisas mais estranhas que já me aconteceram, foi queimar minha mão durante o Wacken Festival de 2002, ou o Jens, que conseguiu explodir um vaso sanitário em uma de nossas turnês :)
Às vezes fico espantado com o barulho que o fãs podem fazer! Especialmente os da América do Sul e Central!
Eu admiro a carreira de Ronnie James Dio (RIP), Bruce Dickinson, Ian Gillan, David Coverdale, etc. Mas seria divertido trabalhar com caras como John Petrucci, Michael Weikath, Tuomas Holopainen, Gilbert Paul e, claro, Jani Liimatainen.
Nome: Vanilla - País: Finlândia
Pergunta: Escolha três pessoas que você levaria consigo para uma ilha deserta, e por quê? :D
Timo: Jamie Oliver (pois poderia me preparar deliciosas refeições), Robinson Crusoe (porque ele já estaria lá) e Scotty de Star Trek (ele poderia me teletransportar quando eu me sentir cansado de ficar naquela ilha).
Nome: Arnau Molas - País: Espanha
Pergunta: O álbum Elysium mostrou que o Stratovarius voltou cheio de energia. Você acha que a banda pode chegar novamente no topo da cena metal, tendo em conta as dificuldades que têm assolado o grupo durante a última década?
Timo: Estou muito satisfeito com o álbum! Eu acho que ele mostrou que ainda podemos fazer bons álbuns e estamos prontos para levá-lo ao próximo nível. Eu estou muito certo que, com o próximo álbum seremos do que capazes! Fizemos uma bela e bem sucedida excursão com o Helloween. Temos tocado por todo o mundo para dezenas de milhares de pessoas. E agora estou ansioso para a próxima turnê. Isso vai acontecer no próximo ano, provavelmente!
Nome: Paola - País: Argentina
Pergunta: Olá, haverá um DVD da recente turnê? seria gratificante para nós :)
Timo: Até agora não filmamos nada ainda. Mas nós temos algumas idéias, talvez nós vamos fazer isso ainda este ano:)
Nome: Joshua Nenonen - País: Finlândia
Pergunta: Quando um novo álbum do Stratovarius ou de seu projeto solo chegará, e sobre o Cain's Offering, haverá um novo álbum algum dia?
Timo: Um novo álbum do Stratovarius deve sair no final do ano que vem. Mas pode ser que eu faça alguma coisa antes, com meu projeto solo, vamos ver.
Sobre o Cain's Offering Jani não tem planos no momento.
Nome: Durandal - País: República Checa
Pergunta: Timo, o que pessoas famosas, como você, fazem além de escrever canções e realizarem turnês?
Timo: Você deveria perguntar o que algumas pessoas famosas (risos). Eu não me considero famoso. É verdade que algumas pessoas me conhecem, especialmente na Finlândia, mas eu não sou uma grande estrela. Eu pratico esportes, leitura, encontros com amigos, etc. Também estou fazendo um monte de shows acústicos. Para um músico é muito difícil ficar em casa sem fazer nada.
Nome: Jasmi - País: Finlândia
Pergunta: Oi Timo! Quando você escreveu sua primeira música?
Timo: Eu acho que foi muito tarde. Talvez quando eu estava com uns 17 anos. Acho que havia algumas canções até engraçadas, quando eu era jovem, mas eu não me recordo mais.
Nome: Alessandro Candido - Pa´s: Itália
Pergunta: Desculpe-me pelo meu péssimo inglês, mas eu tenho apenas 15 anos de idade. Não tenho nenhuma pergunta, estou escrevendo este e-mail apenas para expressar minha opinião. Eu não sou fã de ninguém, pois existe muita música que eu não suporto. Costumo ouvir suas músicas e eu gosto delas. Na Itália, o metal não é muito apreciado. Meus pais, meus amigos e a maioria das pessoas que eu conheço não ouvem metal e não gostam que eu escute. Eu ouvi uma música de vocês por acaso, foi há 3 ou 4 anos atrás, daí continuei ouvindo.
Eu não quero que responda a este e-mail, eu só quero expressar minha opinião para o seu trabalho. Eu sei que as pessoas gostam quando alguém aprecia o seu trabalho e eu quero lhe agradecer por suas grandes canções. Bom trabalho!
Timo: Grazie Mille! (muitíssimo obrigado)
Nome: Hisako - País: Japão
Pergunta: Você é um vocalista talentoso. Em uma entrevista, você disse que seu talento veio de sua mãe. Ela gosta do jeito que você canta no Stratovarius? Qual a música favorita dela? Eu adoro seu cabelo comprido :) você acha que ainda manterá seu longo cabelo quando estiver com 70 anos? (Assim espero).
Timo: Minha mãe ainda canta em um coral da igreja. Ela tem um ouvido muito apurado e muitas vezes reclama de meu canto (risos).
Ela não gosta de nossas músicas velozes, mas algumas baladas a agradam.
Eu mantenho meu cabelo comprido, por agora, vamos ver como ele ficará no futuro :)

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial